Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump diz que “há uma chance” de que a receita tarifária substitua o imposto de renda. Economistas estão céticos
Publicado 22/04/2025 • 17:42 | Atualizado há 8 meses
BREAKING NEWS:
Ministério Público do Rio vai analisar câmeras usadas por policiais em operação
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 recupera os 149 mil pontos e renova recorde intradiário
Reino Unido anuncia proposta de regulamentação para o setor de criptoativos
Discord nomeia novo CEO antes de possível IPO enquanto cofundador deixa o cargo
Trump considera isentar fabricantes de automóveis de algumas tarifas, segundo a Casa Branca
Mais de 10 estados processam Trump para tentar bloquear novas tarifas
Ford lança programa de experiência exclusiva para suas picapes mais caras
Publicado 22/04/2025 • 17:42 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Donald Trump
USA - EUA/TRUMP/TARIFAS/NOVO ANÚNCIO/AUTOMÓVEIS - INTERNACIONAL - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa durante recepção em homenagem ao Mês da História da Mulher, no Salão Leste da Casa Branca, em Washington DC, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 26. Trump confirmou que anunciará ainda hoje novas tarifas sobre a importação de automóveis. No entanto, ele não especificou se as sobretaxas se aplicarão apenas a peças ou também a veículos já montados. 26/03/2025 - Foto: JACQUELYN MARTIN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Enquanto os investidores enfrentam a incerteza tarifária, o presidente Donald Trump permanece comprometido com a estratégia — chegando a sugerir que a receita tarifária poderia compensar o imposto de renda federal.
“Há uma chance de que o dinheiro das tarifas seja tão grande que substitua” o imposto de renda, disse Trump em entrevista à Fox no início deste mês.
Leia mais
É uma ideia que Trump apresentou durante sua campanha presidencial no ano passado, em uma reunião com legisladores republicanos. (Mudanças no imposto de renda exigiriam legislação do Congresso.)
Mas os economistas estão céticos.
“Não é uma proposta realista”, disse Alex Durante, economista sênior da Tax Foundation, à CNBC.
As negociações tarifárias estão em andamento. Atualmente, há uma pausa de 90 dias nas tarifas abrangentes decretadas pelo governo Trump no início de abril, e a maioria dos países enfrenta uma tarifa universal de 10%. Enquanto isso, as tarifas sobre produtos chineses importados para os Estados Unidos chegam a 145%
Alguns especialistas questionaram o volume de receitas que os impostos poderiam gerar, em comparação com o imposto federal de renda.
“A base de cálculo das tarifas é muito menor do que a base do imposto de renda”, disse Kimberly Clausing, pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics, à CNBC.
Em 2023, os EUA importaram US $ 3,1 trilhões em mercadorias. Em comparação, o governo cobrou impostos sobre mais de US $ 20 trilhões em receitas, de acordo com um relatório que ela foi coautora no verão passado.
O conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, estimou, no final de março, que as tarifas poderiam gerar cerca de 600 bilhõesde dólares por ano.
Mas esse valor “nem sequer está no reino das possibilidades”, disse Mark Zandi, economista-chefe da Moody’s, à CNBC no início deste mês. “Se chegarmos aos 100 ou 200 bilhões de dólares, teremos muita sorte.”
Para comparar, o IRS coletou US $ 1.14 trilhão em impostos de renda individuais para o ano fiscal de 2025 até 31 de março, de acordo com dados do Tesouro.
“As tarifas teriam que ser implausivelmente altas sobre uma base tão pequena de importações para substituir o imposto de renda”, escreveu Clausing no relatório do Instituto Peterson de Economia Internacional.
Além disso, com tarifas mais altas, as pessoas comprarão menos produtos importados, o que reduz a receita, disse Clausing à CNBC: “Isso faz parte do objetivo da política”.
O governo Trump não respondeu ao pedido de comentário da CNBC.
O comportamento do consumidor influencia a receita tarifária
À medida que as tarifas aumentam, outros fatores podem diminuir a arrecadação final dos EUA, afirmam especialistas.
À medida que as tarifas aumentam, outros fatores podem diminuir a arrecadação final dos EUA, afirmam especialistas.
“O governo parece acreditar que, sempre que aumenta a tarifa, consegue arrecadar mais receita”, disse Durante, da Tax Foundation. “E nem sempre é esse o caso.”
A receita tarifária direta é reduzida por fatores comportamentais e outros fatores econômicos, detalhou Durante em um relatório no início deste mês.
A Tax Foundation estima que uma tarifa universal de 10% arrecadaria US$ 2,2 trilhões até 2034. No entanto, a mesma tarifa reduziria o Produto Interno Bruto dos EUA em 0,4%, o que impactaria a receita.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu nesta terça-feira (22) as projeções de crescimento dos EUA para 2025 de 2,7% para 1,8%, com base nas tensões comerciais.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.