Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mercado imobiliário cresce acima da inflação; fundos enfrentam queda
Publicado 19/02/2025 • 09:37 | Atualizado há 7 meses
BREAKING NEWS:
Trump e Putin se encontram em Moscou; acompanhe ao vivo
ALERTA DE MERCADO:
Ouro dispara; Ibovespa B3 fecha em queda
Discord nomeia novo CEO antes de possível IPO enquanto cofundador deixa o cargo
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
Trump quer que as montadoras transfiram a produção de veículos para os EUA. Não é tão simples assim
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Publicado 19/02/2025 • 09:37 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Com o aumento nos preços dos imóveis, o mercado imobiliário brasileiro apresentou crescimento acima da inflação em 2024. Enquanto isso, os fundos caíram 15%, registrando uma desvalorização entre 5,09% e 15,30%.
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta quarta-feira (19), Luiz Pepe, Head de Mercado Imobiliário da Galoppo, comentou sobre esse movimento desigual no setor.
Segundo Pepe, o aumento nos preços pode ser explicado pelas várias classes de imóveis.
“No setor logístico, como os galpões, há uma procura crescente, especialmente para o e-commerce. Já o mercado corporativo tem sofrido, mas com o fim da pandemia as coisas voltaram. As pessoas retornaram aos escritórios, os aluguéis cresceram. Então, vemos uma demanda reprimida no mercado residencial. A inflação não consegue capturar exatamente os movimentos do mercado”, explicou.
Pepe também destacou que este ano pode ser desafiador para os fundos imobiliários, devido à concorrência dos fundos de renda fixa.
“Os preços e aluguéis estão crescendo acima da inflação. Quem apostar no risco de investir em fundos imobiliários pode ter um ótimo retorno com a valorização das cotas. Fundos imobiliários funcionam como ações, e hoje muitos estão abaixo do seu valor real. As pessoas focam nos dividendos, mas existe uma valorização de cota que, quando a taxa de juros cair, será um bom investimento”.
“Quando você fala da bolsa de valores, existem várias métricas. Nos fundos imobiliários, você olha para o valor patrimonial. O fundo de tijolo tem o seu valor de mercado. Muitos fundos estão abaixo do custo de reposição dos ativos, mas estão performando muito bem. Se você fosse montar um fundo igual, não conseguiria pelo mesmo valor. Quem apostar nesse mercado com certeza terá um bom ganho de capital”, explicou o especialista.
Ele também acrescentou que o mercado imobiliário acompanha muito o crescimento do PIB.
“O Brasil tem um déficit habitacional crescente, então, se a economia ficar muito ruim, isso pode impactar. Porém, não vamos ficar só dentro dessa bolha. O mercado é regulado e funciona através do financiamento imobiliário. As famílias conseguem comprar imóveis e, por ser um recurso regulado pelo banco e pelo governo, não existe risco iminente. A relação entre aluguel e compra de imóveis continua sendo positiva”, finalizou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings