Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bitcoin continua não sendo o “ouro digital”
Publicado 19/03/2025 • 11:03 | Atualizado há 6 meses
BREAKING NEWS:
Trump e Putin se encontram em Moscou; acompanhe ao vivo
ALERTA DE MERCADO:
Ouro dispara; Ibovespa B3 fecha em queda
Discord nomeia novo CEO antes de possível IPO enquanto cofundador deixa o cargo
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
Trump quer que as montadoras transfiram a produção de veículos para os EUA. Não é tão simples assim
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Publicado 19/03/2025 • 11:03 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Os contratos futuros do ouro ultrapassaram nesta terça-feira, 22, a marca de US$ 3,5 mil por onça-troy pela primeira vez na história
Getty Images
Bitcoin x Ouro nos últimos 12 meses
O início de 2025 marcou um movimento de forte venda de criptoativos, motivado também, mas não apenas, por uma certa decepção com a falta de medidas concretas pelo governo Trump, após os ativos precificarem que o novo governo traria um cenário de céu de brigadeiro regulatório, aumento de demanda (via reserva federal) e forte ampliação da oferta de produtos relacionados. Em vez disso, o mercado cripto não conseguiu manter o movimento de altas após a posse, e estamos observando a confirmação da sensibilidade desses ativos a eventos que afetam a renda variável como um todo, com o agravante de que o preço havia subido muito – o que motiva realizações de lucros.
Embora a natureza de escassez do bitcoin esteja por trás da tese de que ele se tornará um ativo de proteção, como um “ouro digital”, até agora a maior criptomoeda do mundo segue fortemente sensível a eventos de aversão a risco, e alguns deles estão latentes. Destacamos sinais de desaceleração da economia americana, observados, por exemplo, na última pesquisa de sentimento do consumidor na semana passada e no guidance do Walmart; movimentos de altas nas taxas de juros futuros, relacionados às ameaças cada vez mais contundentes de mais tarifas de importação; e a busca por proteção ligadas a eventos geopolíticos. Para a frente dos juros especificamente, a próxima reunião do Fomc tem potencial de criar mais ruídos, especialmente se for confirmada a postura de cautela para o próximo corte das taxas de juros.
Para frente, é válido notar que, historicamente, o bitcoin consegue recuperar (e superar) o recorde anterior após períodos de forte correção, como o atual. Tudo indica que a volatilidade deve permanecer elevada, mas os pontos de sustentação da tese no final de 2024 e na virada do ano devem continuar no radar. Novos produtos continuam sendo estudados e protocolados, sustentando a tese de maior demanda institucional para frente, e a administração Trump, embora não tenha mostrado sinais mais contundentes de apoio a esse mercado, também não retirou oficialmente seu apoio à inovação cripto — muitas das promessas de campanha foram oficializadas, como a nomeação de figuras mais pró-cripto para cargos-chave.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings