Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CNA defende negociações para minimizar impactos das tarifas de Trump no agro brasileiro
Publicado 03/04/2025 • 19:11 | Atualizado há 8 meses
BREAKING NEWS:
Ministério Público do Rio vai analisar câmeras usadas por policiais em operação
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 recupera os 149 mil pontos e renova recorde intradiário
Reino Unido anuncia proposta de regulamentação para o setor de criptoativos
Discord nomeia novo CEO antes de possível IPO enquanto cofundador deixa o cargo
Trump considera isentar fabricantes de automóveis de algumas tarifas, segundo a Casa Branca
Mais de 10 estados processam Trump para tentar bloquear novas tarifas
Ford lança programa de experiência exclusiva para suas picapes mais caras
Publicado 03/04/2025 • 19:11 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Unsplash
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nesta quinta-feira (3) uma análise sobre os impactos das novas tarifas de importação anunciadas pelos Estados Unidos para produtos do agronegócio brasileiro. O pacote, estabelecido por uma ordem executiva do presidente Donald Trump, prevê tarifas adicionais de 10% para os produtos brasileiros, com efeito a partir de 5 de abril.
O Brasil é atualmente o terceiro maior destino das exportações do setor agropecuário, representando 7,4% da pauta exportadora brasileira em 2024, com destaque para produtos como café verde, sucos de laranja e carne bovina. Embora as tarifas ainda sejam menores em comparação a outros países, como China e União Europeia, a medida pode afetar diretamente a competitividade dos produtos brasileiros no mercado norte-americano, especialmente para itens como sucos de laranja, que possuem forte presença no mercado dos EUA.
A CNA destacou que alguns produtos, como o café verde, o suco de laranja e a carne bovina, são altamente dependentes do mercado americano. A elevação das tarifas de importação pode prejudicar os rendimentos dos produtores brasileiros, especialmente para o suco de laranja, onde os EUA já contam com produção doméstica.
De acordo com a análise, os produtos brasileiros mais afetados são aqueles com maior participação nas importações dos EUA, como o café verde (17,4% do total de importações de café) e o suco de laranja (31%). Para produtos como a carne bovina e o açúcar, o impacto pode ser moderado, uma vez que a produção interna americana também não atende totalmente à demanda.
A CNA enfatizou que, embora a medida deva afetar a competitividade do Brasil, o país ainda se encontra em uma posição mais favorável do que outros mercados que sofrerão taxas mais altas. A confederação também lembrou que o Brasil deve continuar explorando a via diplomática para mitigar os efeitos dessas tarifas e buscar soluções que beneficiem ambas as nações.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings